Škoda Elroq

› A Škoda deu início à produção do SUV compacto 100% elétrico Elroq na fábrica de Mladá Boleslav

› O Elroq é produzido na mesma linha de montagem que o novo Enyaq e o Octavia, permitindo adaptações rápidas às exigências do mercado

› O primeiro modelo de produção da marca a adotar a linguagem de design Modern Solid foi apresentado em outubro de 2024; mais de 20.000 encomendas foram efetuadas até ao final do ano

› O Elroq entra no mercado europeu como um dos SUV elétricos mais acessíveis do seu segmento, tendo em conta a dimensão da bateria e o extenso equipamento de série.

A Škoda Auto deu início à produção em série do seu 100% elétrico Elroq na principal fábrica da marca, em Mladá Boleslav. Este SUV compacto sai de uma linha de montagem que se destaca pela sua flexibilidade ao produzir o Elroq conjuntamente com o novo Škoda Enyaq e o novo Škoda Octavia. Para suportar uma produção diária de até 600 unidades do Elroq, parte da produção do Octavia foi transferida para a fábrica de Kvasiny no ano passado. Posicionado como uma das ofertas mais acessíveis do seu segmento em toda a Europa, o Elroq atinge a paridade de preços com o seu homólogo com motor de combustão interna (ICE) em vários mercados. Partilha a plataforma MEB com o Enyaq, que se tornou um dos veículos totalmente elétricos (VE) mais vendidos na Europa no ano passado.

Andreas Dick, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para a Produção e Logística, comenta:

“O início da produção do nosso novo SUV compacto Elroq na nossa fábrica principal é um grande feito para toda a equipa. Gostaria de agradecer a todos os meus colegas pela sua dedicação na preparação para este marco. Partilhar a linha de montagem com o seu irmão elétrico, o novo Škoda Enyaq, juntamente com a produção local de sistemas de baterias da plataforma MEB, cria sinergias significativas na produção e eficiência de custos, o que acaba por beneficiar os nossos clientes. Ao produzir este modelo-chave na nossa sede, estamos a reafirmar o papel estratégico crucial da fábrica de Mladá Boleslav como o coração da nossa marca.”

Produção numa linha de montagem única e flexível

O novíssimo Škoda Elroq está a ser fabricado na principal fábrica do construtor automóvel checo em Mladá Boleslav – a única infraestrutura do Grupo Volkswagen na Europa onde o Octavia (modelo a combustão que assenta na plataforma MQB) e o recentemente atualizado e totalmente elétrico Enyaq (plataforma MEB) são produzidos lado a lado. Esta decisão estratégica permite que a fábrica se adapte rapidamente às mudanças na procura dos consumidores.

Para libertar capacidade de fabrico, a produção do Octavia foi parcialmente transferida para a fábrica de Kvasiny, em 2024, abrindo espaço para que Mladá Boleslav fabricasse até 600 unidades do Elroq por dia. A fábrica de Mladá Boleslav também produz sistemas de baterias para estes veículos da plataforma MEB. Além do novo Elroq e do novo Enyaq, as baterias são utilizadas nos modelos elétricos de outras marcas do Grupo Volkswagen. Em dezembro de 2024, a fábrica atingiu o marco de um milhão de sistemas de baterias produzidos.

SUV compacto Elroq: um novo modelo estrategicamente importante na gama

O Škoda Elroq é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca no segmento estratégico dos SUV compactos e o primeiro modelo de produção da Škoda a adotar a nova linguagem de design Modern Solid. Com um preço inicial competitivo de cerca de 28.500€ + IVA em Portugal, é um dos veículos mais acessíveis da sua classe quando se tem em conta a capacidade da bateria e a vasta oferta de equipamento de série.

Ao atingir a paridade de preço com o seu homólogo ICE em muitos mercados, a Škoda Auto reforça o seu compromisso de oferecer aos clientes a liberdade de escolha e o melhor de ambos os mundos, independentemente do sistema de propulsão.

O Elroq está disponível com três dimensões de baterias e múltiplas configurações, com potências que variam entre 125 kW e 210 kW e oferecendo até 82 kWh (77 kWh úteis) de capacidade de bateria. O Elroq 85 alcança uma autonomia máxima de até 581 km (WLTP) e pode ser carregado de 10 a 80% em apenas 25-28 minutos, dependendo da opção de bateria.

A procura pelo novo Škoda Elroq tem sido forte, com mais de 20.000 encomendas recebidas até ao final de 2024.