› Uma nova exposição no Škoda Museum apresenta ao pormenor as estratégias do fabricante de automóveis para reduzir o impacto ambiental
› A decorrer de 17 de janeiro a 16 de junho, a exposição destaca o compromisso da Škoda Auto com a sustentabilidade
› A Škoda Auto oferece informações sobre os seus esforços de sustentabilidade e projetos futuros através de um microsite dedicado
A proteção do ambiente e a minimização do impacto ambiental da empresa tem sido, desde há muito tempo, central para a estratégia corporativa da Škoda Auto. Entre 17 de janeiro e 16 de junho, o Škoda Museum está a acolher uma exposição que apresenta aos visitantes os esforços e iniciativas de sustentabilidade da empresa. A exposição também marca a estreia pública do novo Kodiaq, modelo que pela primeira vez oferece um sistema de propulsão híbrido plug-in.
A nova exposição no Škoda Museum em Mladá Boleslav destaca o compromisso da empresa com a eletrificação e a sustentabilidade. Patente até 16 de junho, oferece aos visitantes uma visão aprofundada sobre as iniciativas da Škoda Auto para reduzir o seu impacto ambiental. A exposição detalha as estratégias específicas que o fabricante de automóveis emprega para reduzir as emissões em toda a cadeia de valor. Além disso, apresenta uma série de projetos e atividades ambientais, quer sejam históricos ou atuais, e descreve os planos de sustentabilidade futuros.
Inovação enraizada na tradição
A exposição no Škoda Museum apresenta não só a história da empresa, mas também o seu compromisso de longa data com a gestão ambiental, destacado por veículos como o Škoda Eltra. Derivado do Škoda Favorit, este modelo totalmente elétrico foi criado nos primeiros anos da década de 1990 e reflete o início dos esforços de eletrificação da Škoda.
A exposição também informa os visitantes sobre a utilização de materiais sustentáveis nos atuais modelos Škoda. Por exemplo, no novo Škoda Kodiaq, todos os têxteis utilizados no revestimento dos bancos, os tapetes no habitáculo e na bagageira, bem como o forro do tejadilho, são feitos de poliéster 100% reciclado ou, no caso do Design Selection Lounge, uma combinação de fios reciclados com 40% de lã natural. Até os revestimentos dos bancos em pele são produzidos através de processos ecológicos e o icónico guarda-chuva da Škoda é agora fabricado com materiais reciclados.
Em colaboração com os seus fornecedores, a Škoda Auto está a trabalhar intensamente no desenvolvimento de novos materiais sustentáveis para produção futura, incluindo mono-materiais e plásticos reciclados para os bancos e revestimentos das portas. O estudo do interior do Škoda Octavia em exposição oferece uma perspetiva sobre os materiais sustentáveis que irão caracterizar os interiores dos veículos do futuro.
A sustentabilidade como pedra basilar da estratégia
Desde 2013, a Škoda Auto integrou esforços de sustentabilidade na sua estratégia corporativa GreenFuture, abrangendo as áreas principais de GreenFactory, GreenProduct e GreenRetail. Este passo sublinha a sustentabilidade como um elemento-chave da estratégia Next Level - Škoda Estratégia 2030.
Desde 2020, a empresa não envia resíduos de produção para aterros. Isto significa que todos os resíduos dos processos de produção são reprocessados de forma energética ou material. Até 2030, a Škoda Auto compromete-se a alcançar operações neutras em termos de CO2 nas suas três fábricas checas e nas duas indianas, e reduzir em 50% as emissões da sua frota europeia em comparação aos níveis de 2020. O fabricante de automóveis checo também está a expandir a utilização de fontes de energia renováveis. Em colaboração com o fornecedor de energia ŠKO-ENERGO, o fabricante de automóveis está a modernizar a central térmica para a utilização de 100% de biomassa. Está também a desenvolver projetos de energia solar nas suas fábricas em cooperação com outros parceiros, outro exemplo da sua abordagem holística à sustentabilidade.
Promover a sustentabilidade na rede internacional de concessionários
A Škoda Auto alarga os esforços de sustentabilidade à sua rede global de concessionários, adotando práticas logísticas amigas do ambiente, incluindo a utilização de embalagens recicláveis, camiões elétricos e otimização de rotas para minimizar as emissões. Nos seus concessionários e centros de serviço, a empresa promove operações sustentáveis, tendo instalado painéis solares, sistemas de armazenamento de baterias e bombas de calor para reduzir o consumo de energia. Além disso, a Škoda Auto assegura a utilização e gestão responsáveis de produtos químicos, resíduos, energia e água.
Para saber mais sobre as iniciativas de sustentabilidade da Škoda Auto, informações detalhadas sobre a exposição, incluindo o horário de abertura do Škoda Museum, basta clicar aqui. Além disso, a Škoda Auto tem um microsite dedicado à sustentabilidade que oferece uma visão mais aprofundada sobre os seus tópicos e medidas ambientais, sociais e de governação (ESG).
Škoda Museum com exposição centrada na sustentabilidade
Depois de celebrar a sua estreia mundial em outubro de 2023, o novo Škoda Kodiaq faz a sua estreia pública na exposição, com todos os têxteis utilizados no veículo feitos 100% a partir de poliéster reciclado ou de uma combinação de fios reciclados e lã.
Fonte: Škoda Auto