Sem ele, não há progresso: o motor é o coração do carro. Para que funcione corretamente, deve ser fornecido líquido suficiente. Desde o refrigerante contra superaquecimento até o óleo do motor para um desempenho suave. Mas afinal quando é que preciso de mudar o óleo do meu veículo?
O óleo de freio transfere a força exercida no pedal do freio para o freio da roda. A viscosidade e o ponto de ebulição do fluido de freio desempenham um papel decisivo aqui.
O motor é lubrificado com óleo de motor para garantir o atrito mecânico entre as peças móveis do motor. Além disso, o óleo do motor impede as transições entre os pistões, as superfícies deslizantes do cilindro e os anéis do pistão, protege contra a corrosão, limpa o motor de resíduos de combustão e abrasão metálica e oferece suporte à transmissão de força.
Se o refrigerante congela em temperaturas abaixo de zero, ele aumente, rompe o circuito de resfriamento e acaba por se esgotar. A adição de um agente anticongelante evita que o refrigerante congele e o ciclo permaneça intacto.
AdBlue é um combustível adicional usado em carros a diesel equipados com tecnologia de redução de óxido de nitrogênio. Cerca de um terço dele consiste em ureia, um composto sintético de nitrogênio e água desmineralizada.
O óleo de freio consiste em compostos de poliglicol e é ligeiramente enriquecido com fluidos adicionais, como proteção contra corrosão e proteção contra congelamento. Eles diferem tanto na temperatura de ebulição quanto na viscosidade. A marcação americana DOT (Dep. Of Transportation) fornece informações sobre os vários pontos de ebulição secos e úmidos nos quais o fluido de freio começa a evaporar. O fluido de freio transfere a força exercida no pedal do freio para o freio da roda. A viscosidade e o ponto de ebulição do fluido de freio desempenham um papel decisivo aqui.
Durante a frenagem, a energia cinética é convertida em energia térmica por meio do atrito. Isso cria calor, que por sua vez aquece o fluido de freio. Devido ao alto ponto de ebulição, o líquido não evapora e se formam bolhas de vapor: Os impulsos de frenagem não chegam mais ao freio da roda. Resultado: o chamado "passo para o vazio", em que o pedal do freio cai no painel do piso.
A viscosidade descreve as propriedades de fluxo do fluido de freio, o que garante as funções dos vários sistemas de freio. Como meio de transferência de potência, o fluido de freio com uma consistência muito viscosa pode danificar o sistema e não transferir a força de frenagem o suficiente para os freios.
As linhas dos sistemas de freio hidráulico estão sob alta pressão e devem permanecer livres de ferrugem. Devido às suas propriedades higroscópicas, o fluido de freio se liga à água, o que diminui o ponto de ebulição. Se o ponto de ebulição úmido especificado for excedido, o fluido de freio deve ser substituído.
Uma alta temperatura de ebulição é uma característica de qualidade do fluido de freio, mas muda com o tempo devido às suas propriedades higroscópicas: a água contida no ar faz com que o ponto de ebulição caia. Se o ponto de ebulição úmido especificado não for alcançado, o fluido de freio precisa ser trocado, o mais tardar, quando o teor de água for 3-3,5%.
Certifique-se de que o fluido de freio seja resistente à temperatura, não ataque as vedações de borracha e proteja os elementos do sistema de freio contra desgaste e corrosão.
O motor é lubrificado com óleo de motor para garantir o atrito mecânico entre as peças móveis do motor. Em todas as condições operacionais e climáticas, o óleo do motor deve ser lubrificante, ou seja, deve permanecer o mais fino possível no frio. Isso permite que o starter dê partida corretamente e o óleo alcance todos os pontos importantes a serem lubrificados. Ao mesmo tempo, o filme lubrificante deve resistir a altas temperaturas e não deve rasgar. Além de lubrificar, o óleo do motor também resfria as peças do motor aquecidas, como o pistão, que o líquido de arrefecimento não pode alcançar. Além disso, o óleo do motor veda as transições entre os pistões, as superfícies deslizantes do cilindro e os anéis do pistão, protegendo contra a corrosão,
O óleo de motor de alto desempenho original Škoda Longlife III e iV está disponível no seu concessionário Škoda.
Kühlmittel sind eine Mischung aus Wasser und Frostschutzmittel, das sich als Konzentrat zu etwa 90% aus Glykol und 10 % weiteren Zusätzen, welche die Eigenschaften des Forstschutzmittels beeinflussen, zusammensetzt. Der Zusatz Glykol senkt die Gefriertemperatur und erhöht gleichzeitig den Siedepunkt.
Für einen Frostschutz von -36 °C und einen Siedepunkt von etwa 107 °C liegt das ideale Mischverhältnis zwischen Wasser und Frostschutzmittel bei 1:1, hier verfügt Ihr Fahrzeug über eine ausgesprochen große Leistungsreserve. Wird der Anteil des Frostschutzmittels verdoppelt, das Mischverhältnis zum Wasser liegt nun bei 2:1, so wird der maximal erreichbare Schutz von ca. -52 °C erreicht.
Tipp: Verwenden Sie kein pures Frostschutzmittel, dies würde die Leistung der Kühlung im Vergleich zum 1:1-Mischverhältnis um 50 % reduzieren.
Damit die Spritzwasserdüsen der Scheibenwaschanlage Ihres Fahrzeugs im Winter reibungsfrei funktionieren, fügen Sie Scheibenreinigerzusätze hinzu. Xenon-Scheinwerfer werden durch die mit Hochdruckdüsen ausgestattete Scheinwerferreinigungsanlage, die ebenfalls mit Scheibenfrostschutz angereichert sein sollte, für eine optimale Sicht gereinigt. Achten Sie beim Kauf auf Qualität. Manche Zusätze können die Materialverträglichkeit nicht gewährleisten und greifen Gummi, Lack und Kunststoffteile stark an.
Die Technologie, die hinter dem Vorgang der Stickoxidreduktion steckt, baut auf der Wirkungsweise von AdBlue auf: Ein Stickoxid-Katalysator versetzt den Abgasstrom mit AdBlue, wodurch umweltschädliche Stickoxide fast vollständig in Wasserdampf und atmosphärischen Stickstoff umgewandelt werden. Positiver Nebeneffekt: Der Feinstaubausstoß wird deutlich reduziert und auch der Kraftstoffverbrauch sinkt um bis zu 5%.
Einen Škoda zu fahren bedeutet sicher und komfortabel unterwegs zu sein. Ein wesentlicher Bestandteil, um die Sicherheit Ihres Škoda und den Werterhalt zu gewährleisten, ist das Service in Ihrer Škoda Markenwerkstatt.
Vorteile:
Das regelmäßige Service ist nicht nur gut für Ihren Škoda, sondern auch für Ihre Mobilität.
Nach Besichtigung erstellt Ihr Škoda Betrieb gerne ein Angebot für Sie.
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